Células fotovoltaicas de heterojunção: Você conhece a tecnologia HIT?

Algumas células fotovoltaicas são novidade no mercado, entre elas as com tecnologia HIT e HJT. A técnica HIT, cuja sigla significa Heterojunction Intrinsic-layer Technology, foi criada a pelo menos duas décadas e patenteada até 2010, pelos japoneses da Sanyo, que atualmente pertence a Panasonic. HJT nada mais é que HeteroJunction Technology, uma forma genérica para HIT.

É possível, obter células fotovoltaicas HIT com eficiência superior a 25% em escala laboratorial e fabricar módulos de 60 células com potências de praticamente 310 W em escala comercial. Se comparada com a tecnologia comum, o silício não passivado com 300 a 400 micrômetros, os módulos de 60 células não ultrapassam 270W, o que mostra como a técnica HIT aumenta em até 15% a capacidade dos módulos, mesmo reduzindo a espessura da célula.

     A tecnologia HIT adiciona nas duas superfícies da célula, camadas de silício amorfo intrínseco, ou seja, sem nenhuma impureza ou dopante, e camadas de silício amorfo dopado. Silício amorfo nada mais é, que o tipo não cristalino usado inicialmente na fabricação de células solares de filmes finos, que perde para as células mono e policristalinas quando realizamos um comparativo entre ambas. A exposição de silício amorfo acontece por um processo chamado Plasma-Enhanced Chemical Vapour Deposition – PECVD, usado apenas para a passivação do silício do tipo cristalino.

Conheça a estrutura das células HIT

Células fotovoltaicas de heterojunção
Veja a estrutura padrão de uma célula HIT

Na parte inferior da célula existe uma camada de metalização com prata (Ag), fabricada pelo processo de deposição PVD – Physical Vapor Deposition. Se observarmos a imagem de baixo para cima, vemos que acima da camada metálica existe uma camada de ITO (óxido de índio e estanho), material transparente e bom condutor elétrico, seguida de uma fina camada de silício amorfo identificada como (a-Si) do tipo (n) sobreposta por uma fina camada de silício amorfo (a-Si) intrínseco (i).

Além disso também encontramos uma grossa camada de silício cristalino (c-Si) do tipo (n), sobreposta por duas outras camadas de silício amorfo (a-Si) intrínseco (i) e silício amorfo (a-Si) do tipo (p). Na superfície da célula encontra-se uma nova camada condutiva de ITO associada a trilhos metálicos (bus bars) de prata (Ag), tal estrutura é o estado da arte da tecnologia fornecida pela Meyer Burguer, importante empresa do segmento de tecnologia e equipamentos para a fabricação de células e módulos fotovoltaicos.

Como a HIT amplia a eficiência da célula?

Esta não é a estrutura de todas as células HIT, porém todas têm basicamente este princípio comum que está na existência de pelo menos uma camada de silício cristalino (p) coberta em cada lado por duas finas camadas de silício amorfo intrínseco (i), além de camadas de silício (p) e (n). Já que As camadas de silício intrínseco (i) são responsáveis pela passivação do silício cristalino do tipo (n), enquanto as camadas de silício (p) e (n) agregam funcionalidade à célula. A camada (p) cria um emissor na superfície superior, equivalente à junção p-n, necessária para a criação do efeito fotovoltaico, e a camada (n)  que cria uma superfície de passivação adicional, que origina um campo elétrico traseiro conhecido como BSF (Back Surface Field), que também ajuda a reduzir a recombinação de elétrons, que amplia ainda mais a eficiência da célula.

Podemos enfatizar que a estrutura HIT reduz o coeficiente de temperatura das células, da ordem de –026%/oC, o que significa menos impacto para a eficiência do módulo fotovoltaico, pois não há tanta influência de aumento da temperatura, ou seja, os módulos HIT produzem mais energia em locais quentes do que os módulos que empregam as células cristalinas convencionais.

Os módulos HIT produzem mais energia em locais quentes do que os módulos que empregam as células cristalinas convencionais.
Alta eficiência em altas temperaturas

Fabricantes como Seraphim e Panasonic possuem módulos HIT no mercado internacional, com eficiências que ultrapassam 19%. Na imagem abaixo temos as características técnicas dos módulos da família HIT Panasonic.

Características técnicas das HIT Panasonic

Quer entender mais sobre o universo tecnológico da energia solar?

Conheça nosso curso profissional e fique por dentro de todas as novidades necessárias para que o seu sistema fotovoltaico seja reconhecido pela qualidade e segurança. Na LGL Solar temos o compromisso de formar profissionais comprometidos e competentes nesta área tão promissora.

Curso Completo Especialista Solar 10 em 1! Seja um Projetista, Instalador, Integrador, Comercial, Representação,
Importador, Distribuidor, Manutenção, Consultor e Especialista!

Quer aprender mais sobre energia solar?

Faça um curso de Energia Solar no melhor curso de energia solar do Brasil! Temos 25 unidades em todo Brasil! Faça o melhor curso completo de energia solar do Brasil! Curso presencial + 360 horas de conteúdo online para aprender de verdade! Aula teórica, prática e comercial! Único curso do mercado que passa lista de todos os fornecedores para trabalhar e desconto de mais de R$ 4000,00 com os cupons dos principais fornecedores! Apenas para quem é aluno da LGL Solar!

Curso de Energia Solar em São Paulo. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em São Paulo. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Belo Horizonte. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Belo Horizonte Minas Gerais. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar no Rio de Janeiro. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar no Rio de Janeiro RJ. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Brasília. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Brasília Distrito Federal. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Curitiba. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Curitiba Paraná. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Florianópolis. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Florianópolis Santa Catarina. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Goiânia. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Goiânia Goiás. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Maceió. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Maceió Alagoas. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Belém. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Belém – Pará. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Fortaleza. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Fortaleza Ceará. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Manaus. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Manaus Amazonas. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Teresina. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Teresina Piauí. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Porto Alegre. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Porto Alegre Rio Grande do Sul. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Recife. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Recife Pernambuco. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Salvador. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Salvador Bahia. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Maringá. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Maringá Paraná. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Cuiabá. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Cuiabá Mato Grosso Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em João Pessoa. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em João Pessoa Paraíba. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Imperatriz. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Imperatriz Maranhão. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Natal. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Natal Rio Grande do Norte. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Campo Grande. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Campo Grande Mato Grosso do Sul. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Ribeirão Preto. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Ribeirão Preto São Paulo Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Uberlândia. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Uberlândia Minas Gerais. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Aracaju. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Aracaju Sergipe. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Vitória. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Vitória Espírito Santo. Clique Aqui.

#lglsolar #energiasolar #energia #energiafotovoltaica #fotovoltaica #cursodeenergiasolar #cursosolar #cursofotovoltaico #solarpv #cursoenergiasolar #photovoltaic #pvpanel #solarenergy #photovoltaicenergy #solarpower #placasolar #energiarenovavel #energialimpa #energiasrenovaveis #painelsolar #solar #eletrotecnico #engenheiros #engenharias #engenheiro #tecnico #manutencaosolar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

 Fomos eleitos o melhor curso de energia solar do Brasil!  Com mais de 400 comentários positivos! Mais de 4582 alunos formados! 

Últimos Posts

Facebook

Curso de Energia Solar em São Paulo/SP

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Belo Horizonte/MG

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar no Rio de Janeiro/RJ

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Brasília/DF

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Curitiba/PR

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Florianópolis/SC

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Goiânia/GO

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Belém/PA

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Fortaleza/CE

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Manaus/AM

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Teresina/PI

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Porto Alegre/RS

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Recife/PE

Curso Presencial Teórico e Prático

Confira as próximas
datas confirmadas