Bem mais que uma questão financeira, a produção de energia solar é viável por trazer benefícios econômicos e ambientais para o contexto mundial em diversos aspectos. Ao contrário das demais fontes, sabemos que o sol é uma fonte segura para quem quer garantir um futuro sustentável e respeitoso ao meio ambiente, porém, por que a revisão da resolução normativa 482 beneficia ainda mais os lucros das concessionárias?
Lucros Renováveis
As grandes distribuidoras tradicionais de energia, se sentem nitidamente ameaçadas por todos que enxergam a possibilidade de produzir sua própria energia elétrica a partir da luz solar de maneira autônoma e limpa, por tanto, financiados com o caixa dos estados e da união e o dinheiro público, fazem o possível para dominar o uso da energia solar defendendo a proposta de revisão RN 482/2012 apresentada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que em nada altera as estratégias das concessionárias.
Sabemos que as concessionarias mantém a liderança na produção de grande parte do volume de energia consumida e alteram suas famosas bandeiras de consumo, por dependerem de recursos naturais finitos que impactam o meio ambiente e consequentemente todos os âmbitos da sociedade, do financeiro até a qualidade de vida.
É claro que para manter os privilégios e os lucros, a legislação precisa garantir que parâmetros e regras já estabelecidos preservem os interesses financeiros de quem possui mais poder. Mas vale questionar, por que a energia solar parece ameaçadora mesmo com benefícios tão evidentes?
Distribuição da energia solar, limpa, renovável, independente e mais barata.
A resistência contra todos ligados ao movimento de força que viabiliza o uso dessa descoberta incrível, chamada energia solar, acredita mesmo que o melhor em todos os contextos é manter o padrão tradicional de geração de energia?
Todos os esforços de grupos ligados à proteção do meio ambiente, empresários que vislumbram o enorme potencial do setor, assim como todas as pessoas que acreditam que além da parte econômica existe a ambiental, são jogados abaixo quando o setor sofre discretos, e as vezes nem tão discretos, golpes de ameaças que tentam atrasar e inviabilizar todo e qualquer investimento nesta área.
A RN 482/2012, que criou o sistema de compensação de energia elétrica e permitiu a todo e qualquer consumidor, interessado em um novo modelo, gerar sua própria energia, está passando por seu terceiro processo de revisão. Iniciado em 2018 e com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2020, a principal pauta é como serão valorados os créditos de energia.
A compensação de 100% da energia que o sistema de energia solar gera na rede, pode ser compensado na conta de eletricidade do consumidor, porém, segundo as grandes distribuidoras, esse modelo não basta e não representa uma remuneração adequada da rede de distribuição, já que diferente do aplicado por elas, não cobra tarifas enormes, taxas de conexão e demanda contratada.
As propostas da ANEEL
A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – está analisando hipóteses para diminuir o percentual do retorno da energia injetada na rede, que pode ser de 72% até 37%, mas o alerta fica pois todas as alternativas apresentadas representam perdas para o consumidor que já investiu, ou pensa e quer investir na geração da própria energia elétrica.
Diante da liberdade econômica e mercadológica que as grandes subsidiarias possuem; diante do mercado solar; ainda temos a forte influência de quem não possui interesse algum neste sistema e suas vantagens, para prejudicar e atrasar o processo de desenvolvimento e crescimento das tecnologias solares.
Sabemos que atualmente o PIS, COFINS e ICMS representam em média, cerca de 35% do preço da energia elétrica do consumidor e na geração distribuída, temos o incentivo de alguns estados serem isentos destes impostos, o que de certa forma incentiva este mercado e gera ainda mais desconforto para os concorrentes.
Modelo falido
Que o modelo de distribuição criado pelas grandes concessionárias não tem um futuro promissor está claro, porém vemos a batalha para não perder a área de abrangência do fornecimento de energia, diante dos números cada vez mais vantajosos que definem a geração solar como melhor opção em todos os sentidos.
Com até 22% de desconto na conta de luz mensal, em um prazo de até 25 anos, sem realizar nenhum investimento, dos 35% dos tributos que sobram do “incentivo” a quem adere ao consumo de energia solar, se concede desconto de 22%. A sobra dos 13% vai para investimento dos painéis solares ou para a conta dos “lucros renováveis”.
Por tanto, é evidente o tamanho do desespero das grandes distribuidoras e concessionárias em insistir em promover um modelo falido, em que existe a dependência do consumidor que optar por comprar da concessionária, dizendo que terá “desconto”, mas se quiser produzir sozinho e de maneira limpa, será taxado.
Obter mais lucro sobre o que já é muito lucrativo, mas nem um pouco vantajoso quando analisamos aspectos mais profundos do contexto de consumo, é uma ganância das mais de 30 distribuidoras de energia elétrica, com ações ativas na Bolsa de Valores e um faturamento de R$ 8 bilhões no terceiro semestre do ano de 2019, uma diferença de 157% a mais, se compararmos com o mesmo período do ano passado.
Com um péssimo serviço prestado ao consumidor final, sendo líder em reclamações no PROCON e com recursos escassos para manter os lucros absurdos e abusivos, os interessados não apoiam o sistema solar por saberem o risco que isso seria para o império sustentado para aprisionar a população por tanto tempo.
Diante do promissor futuro do mercado de energia solar, sabemos que todo o crescimento sustentado e viabilizado neste setor será combatido para que os objetivos de lucro sejam mantidos e renovados para os predominantes, porém, acreditamos que assim como as previsões já feitas para o mercado, o lucro sob a energia poluente está com os dias contados.
Nós da LGL Solar acreditamos e nos comprometemos em compartilhar bem mais que a técnica, mas também a opinião e conhecimento do produto e serviço relacionado a geração de energia solar, afinal isso é primordial para todos que entram e permanecem neste cenário sustentável, inovador e principalmente benéfico para todos os âmbitos sociais.
Quer aprender mais sobre energia solar?
Faça um curso de Energia Solar no melhor curso de energia solar do Brasil! Temos 25 unidades em todo Brasil! Faça o melhor curso completo de energia solar do Brasil! Curso presencial + 360 horas de conteúdo online para aprender de verdade! Aula teórica, prática e comercial! Único curso do mercado que passa lista de todos os fornecedores para trabalhar e desconto de mais de R$ 4000,00 com os cupons dos principais fornecedores! Apenas para quem é aluno da LGL Solar!
Curso de Energia Solar em São Paulo. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em São Paulo. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Belo Horizonte. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Belo Horizonte Minas Gerais. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar no Rio de Janeiro. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar no Rio de Janeiro RJ. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Brasília. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Brasília Distrito Federal. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Curitiba. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Curitiba Paraná. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Florianópolis. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Florianópolis Santa Catarina. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Goiânia. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Goiânia Goiás. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Maceió. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Maceió Alagoas. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Belém. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Belém – Pará. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Fortaleza. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Fortaleza Ceará. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Manaus. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Manaus Amazonas. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Teresina. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Teresina Piauí. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Porto Alegre. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Porto Alegre Rio Grande do Sul. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Recife. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Recife Pernambuco. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Salvador. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Salvador Bahia. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Maringá. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Maringá Paraná. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Cuiabá. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Cuiabá Mato Grosso Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em João Pessoa. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em João Pessoa Paraíba. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Imperatriz. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Imperatriz Maranhão. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Natal. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Natal Rio Grande do Norte. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Campo Grande. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Campo Grande Mato Grosso do Sul. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Ribeirão Preto. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Ribeirão Preto São Paulo Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Uberlândia. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Uberlândia Minas Gerais. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Aracaju. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Aracaju Sergipe. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Vitória. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Vitória Espírito Santo. Clique Aqui.
#lglsolar #energiasolar #energia #energiafotovoltaica #fotovoltaica #cursodeenergiasolar #cursosolar #cursofotovoltaico #solarpv #cursoenergiasolar #photovoltaic #pvpanel #solarenergy #photovoltaicenergy #solarpower #placasolar #energiarenovavel #energialimpa #energiasrenovaveis #painelsolar #solar #eletrotecnico #engenheiros #engenharias #engenheiro #tecnico #manutencaosolar