Licenciamento ambiental de usinas solares

O licenciamento ambiental é um tema que precisa ser abordado no contexto de energia solar para que o interesse no mercado não seja reduzido ou inibido por falta de informação. O conhecimento neste sentido, auxilia e derruba a idéia de que esse procedimento seja burocrático e demorado como em alguns casos, para outras atividades sujeitas a regulamentação no Brasil.

Em todos os projetos de engenharia, o licenciamento ambiental é parte primordial, portanto quando se trata do contexto de empreendimentos fotovoltaicos é necessário atenção. Apesar de ser considerado mais simples que o procedimento realizado para usinas hidrelétricas e termelétricas por ter pouquíssimos impactos ambientais.

Leis e resoluções

Regulado pelos órgãos dentro do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a obrigação do licenciamento está especificada na Lei Federal Nº 6938 de 1981 que prevê: “a construção, a instalação e o funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento ambiental”. O principal objetivo do processo de licenciamento é identificar os impactos do empreendimento ao meio ambiente e ao homem, e assim propor as medidas cabíveis para evitar, mitigar ou compensar tais impactos com segurança para ambos os envolvidos.

A Resolução CONAMA Nº 001/1986 estabelece que as atividades que causam significativa mudança no meio ambiente precisam de uma prévia elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório (EIA/RIMA), para uma análise técnica de diversos aspectos de potenciais impactos ambientais, sociais e econômicos deste empreendimento.

Abaixo listamos as três etapas de todo o procedimento do licenciamento ambiental para atividades potencialmente poluidoras:

Licença Prévia (LP) – aprova a localização e concepção do projeto, atestando a sua viabilidade
Licença de Instalação (LI) – autoriza a instalação da atividade ou empreendimento
Licença de Operação (LO) – autoriza o início da operação da atividade ou empreendimento

O Licenciamento Ambiental e o Setor Elétrico

No ano de 2001, época da crise energética, algumas alterações aconteceram e envolveram o licenciamento ambiental, graças à complexidade deste, que não atendia a Medida Provisória Nº 2.152-2/2001 de novos projetos de geração de energia necessários para o aumento da oferta de energia elétrica no país.  

A edição da Resolução Nº 279/2001 realizada pelo CONAMA, estabeleceu um procedimento de licenciamento ambiental mais simplificado para os empreendimentos elétricos de pequeno potencial, sujeitos como citados acima a apresentação do RAS – relatório ambiental simplificado.

Licenciamento Ambiental e a Energia Solar Fotovoltaica

Atualmente esse tipo de geração enfrenta desafios, principalmente em casos de projetos de plantas com tamanho menor, mesmo que na Resolução Nº 279/2001 do CONAMA, o licenciamento ambiental de projetos de geração de energia solar fotovoltaica possa ser contemplado dentro da categoria Art. 1 “IV – usinas eólicas e outras fontes alternativas de energia”. Comparada as demais alternativas, a fonte solar fotovoltaica apresenta baixo impacto ambiental, o que poderia torná-la merecedora de um tratamento diferenciado. No momento as exigências estão sendo estabelecidas pela legislação estadual vigente, por exemplo, nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

No contexto estadual, vamos destacar a iniciativa de regulamentação do licenciamento ambiental de projetos de geração de energia solar do governo de São Paulo (Resolução SMA Nº 74/2017), onde os projetos são analisados conforme a complexidade dos impactos socioambientais e de acordo com potência instalada prevista como vemos abaixo:

Potência acima de 90 MW: o procedimento para o licenciamento prévio será o Relatório Ambiental Preliminar – RAP
Potência entre 5 MW e 90 MW: o procedimento para o licenciamento será apenas o Estudo Ambiental Simplificado – EAS
Potência inferior a 5 MW (incluindo micro e minigeração distribuídas) nos termos das Resoluções Normativas Nº 482 e Nº 687 da ANEEL: só será exigida autorização para supressão de vegetação nativa ou para a instalação em áreas de proteção de manancial, quando for o caso.

Quer aprender mais sobre energia solar?

Faça um curso de Energia Solar no melhor curso de energia solar do Brasil! Temos 25 unidades em todo Brasil! Faça o melhor curso completo de energia solar do Brasil! Curso presencial + 360 horas de conteúdo online para aprender de verdade! Aula teórica, prática e comercial! Único curso do mercado que passa lista de todos os fornecedores para trabalhar e desconto de mais de R$ 4000,00 com os cupons dos principais fornecedores! Apenas para quem é aluno da LGL Solar!

Curso de Energia Solar em São Paulo. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em São Paulo. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Belo Horizonte. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Belo Horizonte Minas Gerais. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar no Rio de Janeiro. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar no Rio de Janeiro RJ. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Brasília. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Brasília Distrito Federal. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Curitiba. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Curitiba Paraná. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Florianópolis. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Florianópolis Santa Catarina. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Goiânia. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Goiânia Goiás. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Maceió. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Maceió Alagoas. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Belém. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Belém – Pará. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Fortaleza. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Fortaleza Ceará. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Manaus. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Manaus Amazonas. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Teresina. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Teresina Piauí. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Porto Alegre. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Porto Alegre Rio Grande do Sul. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Recife. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Recife Pernambuco. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Salvador. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Salvador Bahia. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Maringá. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Maringá Paraná. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Cuiabá. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Cuiabá Mato Grosso Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em João Pessoa. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em João Pessoa Paraíba. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Imperatriz. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Imperatriz Maranhão. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Natal. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Natal Rio Grande do Norte. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Campo Grande. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Campo Grande Mato Grosso do Sul. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Ribeirão Preto. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Ribeirão Preto São Paulo Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Uberlândia. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Uberlândia Minas Gerais. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Aracaju. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Aracaju Sergipe. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Vitória. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Vitória Espírito Santo. Clique Aqui.

#lglsolar #energiasolar #energia #energiafotovoltaica #fotovoltaica #cursodeenergiasolar #cursosolar #cursofotovoltaico #solarpv #cursoenergiasolar #photovoltaic #pvpanel #solarenergy #photovoltaicenergy #solarpower #placasolar #energiarenovavel #energialimpa #energiasrenovaveis #painelsolar #solar #eletrotecnico #engenheiros #engenharias #engenheiro #tecnico #manutencaosolar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

 Fomos eleitos o melhor curso de energia solar do Brasil!  Com mais de 400 comentários positivos! Mais de 4582 alunos formados! 

Últimos Posts

Facebook

Curso de Energia Solar em São Paulo/SP

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Belo Horizonte/MG

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar no Rio de Janeiro/RJ

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Brasília/DF

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Curitiba/PR

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Florianópolis/SC

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Goiânia/GO

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Belém/PA

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Fortaleza/CE

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Manaus/AM

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Teresina/PI

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Porto Alegre/RS

Curso Presencial Teórico e Prático

Curso de Energia Solar em Recife/PE

Curso Presencial Teórico e Prático

Confira as próximas
datas confirmadas