A fonte mais acessível e democrática de eletricidade é a solar fotovoltaica, afinal, é universal, favorável para pessoas físicas e jurídicas, gerada por qualquer um que possua um telhado e um espaço para instalação dos módulos, diferente de outras fontes como a das usinas termelétricas e hidrelétricas. Totalmente ecológica, livre de gases, a energia solar possui o melhor Custo x Benefício, o que agrega ainda mais valor a essa fonte.
A evolução da energia fotovoltaica não possui avanço e incentivo em nosso país, pois, mesmo que o empreendedorismo seja incentivado, o interesse e controle para manter o poder monopolizante que enlaça o consumidor à regras burocráticas é primordial para manter a soberania de muitos. Esperamos que o reconhecimento da vantagem não só econômica, como também ecológica, de investir e incentivar o uso da energia solar, seja uma realidade próxima para o Brasil, pois já sabemos que a influência positiva dessa fonte gera benefícios incríveis para todos os envolvidos, mostrando que bem mais que uma vantagem alcançável, a energia solar é uma necessidade que impacta e permanecerá impactando diretamente na qualidade de vida da população e em seus hábitos de consumo de fontes não renováveis.
Abaixo temos a atual divisão da produção de energia que consumimos no Brasil:
- · 60% hidrelétricas
- · 17% termelétricas
Produção de Energia solar representa apenas 0,9% da energia gerada no Brasil
A produção de energia solar deveria representar entre 15% e 20% de toda a produção do país para ser considerada uma concorrência às modalidades tradicionais, que além de mais caras e mais poluentes, não são acessíveis a todos, o que mostra como as concessionárias tentam inviabilizar uma “concorrência” que representa atualmente apenas 0,9% da energia consumida no Brasil.
Em outubro de 2019 as distribuidoras de energia elétrica aceitaram uma proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – que visa implementar um tributo de 62% para qualquer brasileiro que queira produzir eletricidade em seu próprio telhado.
Quando um cidadão investe na compra de equipamentos para a produção de energia solar, uma é consumida e outra integra à rede elétrica estabelecida, o que leva ele a pagar a energia que consome, oferecendo em troca a energia excedente. Para os interessados em produzir energia limpa com um custo menor, o retorno de tal investimento em painéis solares ficaria em torno do prazo de 05 anos, porém com a imposição implementada, o tempo aumentaria para 20 anos, desbancando uma das maiores vantagens da produção de energia solar perante seus concorrentes.
Vantagens para todos
As usinas tanto hidrelétricas como termelétricas, detentoras da produção e distribuição de energia em larga escala, seriam nitidamente afetadas pela produção solar por diversos fatores, mas além de dependerem da importação de gás da Bolívia e dos pontos negativos relacionados as questões financeiras e ecológicas que estão cada vez mais em pauta na vida do brasileiro, ainda conseguem repassar os custos e consequências desta produção de energia para o consumidor final.
Concluímos que implantação de um sistema fotovoltaico garante ao consumidor inúmeras vantagens e quando analisada de outro ângulo, é possível enxergar que a energia solar é uma vantagem até mesmo para as usinas hidrelétricas e termelétricas que possuem total ligação de dependência com questões climáticas como, por exemplo, o índice de chuvas e conseqüentemente o abastecimento dos reservatórios, além das variações de preços como o do petróleo e o gás para as termelétricas.
Ganhos além dos financeiros
Cabe enfatizar que toda democracia e acessibilidade gerada pela energia solar traz ganhos que vão além dos financeiros e devem ser analisados como um todo dentro do cenário que o planeta enfrenta, afinal nosso primeiro passo de mudança pode e deve ser em nossa casa e ou empresa, pois todos nós indiscutivelmente dependemos desse recurso tão importante para realizar toda e qualquer atividade do dia a dia.
Assim como na área do aluno, no site da LGL Treinamentos, falamos sobre o que acontece atualmente com a energia solar, e muitas outras informações pertinentes, para aqueles que querem trabalhar na área.
Quer aprender mais sobre energia solar?
Faça um curso de Energia Solar no melhor curso de energia solar do Brasil! Temos 25 unidades em todo Brasil! Faça o melhor curso completo de energia solar do Brasil! Curso presencial + 360 horas de conteúdo online para aprender de verdade! Aula teórica, prática e comercial! Único curso do mercado que passa lista de todos os fornecedores para trabalhar e desconto de mais de R$ 4000,00 com os cupons dos principais fornecedores! Apenas para quem é aluno da LGL Solar!
Curso de Energia Solar em São Paulo. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em São Paulo. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Belo Horizonte. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Belo Horizonte Minas Gerais. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar no Rio de Janeiro. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar no Rio de Janeiro RJ. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Brasília. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Brasília Distrito Federal. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Curitiba. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Curitiba Paraná. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Florianópolis. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Florianópolis Santa Catarina. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Goiânia. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Goiânia Goiás. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Maceió. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Maceió Alagoas. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Belém. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Belém – Pará. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Fortaleza. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Fortaleza Ceará. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Manaus. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Manaus Amazonas. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Teresina. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Teresina Piauí. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Porto Alegre. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Porto Alegre Rio Grande do Sul. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Recife. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Recife Pernambuco. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Salvador. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Salvador Bahia. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Maringá. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Maringá Paraná. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Cuiabá. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Cuiabá Mato Grosso Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em João Pessoa. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em João Pessoa Paraíba. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Imperatriz. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Imperatriz Maranhão. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Natal. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Natal Rio Grande do Norte. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Campo Grande. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Campo Grande Mato Grosso do Sul. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Ribeirão Preto. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Ribeirão Preto São Paulo Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Uberlândia. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Uberlândia Minas Gerais. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Aracaju. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Aracaju Sergipe. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Vitória. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Vitória Espírito Santo. Clique Aqui.
#lglsolar #energiasolar #energia #energiafotovoltaica #fotovoltaica #cursodeenergiasolar #cursosolar #cursofotovoltaico #solarpv #cursoenergiasolar #photovoltaic #pvpanel #solarenergy #photovoltaicenergy #solarpower #placasolar #energiarenovavel #energialimpa #energiasrenovaveis #painelsolar #solar #eletrotecnico #engenheiros #engenharias #engenheiro #tecnico #manutencaosolar