A umidade do ar, da chuva e a salinidade da maresia podem ser causas da corrosão biometálica. Embora exista um tratamento corrosivo superficial das placas, pode haver corrosão das peças e partes metálicas estruturais e de fixação nas instalações.
Hoje existem técnicas aplicadas nesse segmento que há tempos são utilizadas pelas indústrias de outros setores, como naval, aeronáutica e automobilística. Elas elevam a durabilidade e o custo-benefício nas instalações fotovoltaicas.
Não se atentar para essas situações pode causar risco à segurança da estrutura. Então, a LGL Solar, separou 5 técnicas de tratamento superficial anticorrosivo que podem ser aplicadas nas estruturas fotovoltaicas.
Anodização
Utilizada em peças de alumínio, essa técnica forma uma camada de óxido na superfície do metal impedindo sua oxidação. O alumínio por si só já é um material que não enferruja facilmente e com esse processo de anodização aumenta a selagem, não fica porosa e eleva a durabilidade da estrutura.
Galvanização
Mais conhecida no mercado, a galvanização é aplicada em diversas áreas por apresentar um custo mais reduzido e alta durabilidade. Essa técnica nada mais é que a aplicação de zinco sobre o aço utilizando o processo do fogo, onde as peças são imersas em banho de zinco derretido.
Além de evitar a oxidação, o zinco elimina a corrosão biometálica, pois evita o contato do aço com outros metais. E numa possível situação do aço entrar em corrosão, o zinco funciona como escudo, ou seja, ele protege o aço se corroendo no lugar dele.
Fosfatização
Essa técnica é semelhante à galvanização, porém, a superfície recebe o fosfato de zinco. Sua característica é que ela pode receber pinturas ou outros tratamentos superficiais.
Esse processo tem variações e uma delas é a fosfatização tricatiônica, que mistura níquel, manganês ou cálcio e o fosfato de zinco, que contribui para que sua resistência à corrosão seja altíssima. Para ficar mais fácil de assimilar, essa técnica é empregada na indústria automobilística.
Pintura eletroforética catódica (KTL)
Também conhecida como E-coat, é um tratamento feito por imersão de peças metálicas em um meio aquoso com resinas e pigmentos orgânicos. Essa técnica é mais vantajosa na área fotovoltaica, porque substitui o alumínio pelo aço nos suportes de fixação dos trilhos de alumínio. Usando o KTL é possível reduzir o custo e aumentar a resistência mecânica das fixações, uma vez que o aço tem mais capacidade de suportar peso que o alumínio.
Comparado com a técnica de fosfotização, o KTL possui uma camada a mais de pigmentação orgânica que protege melhor as peças. Outra vantagem é que ele é um isolante elétrico e possibilita a eliminação quase total da pilha galvânica.
Utilize esse revestimento em peças como o trilho de alumínio ou o módulo voltaico apoiado sobre uma estrutura. Isso vai evitar a corrosão bimetálica e proporcionar mais durabilidade para a instalação.
Geomet
Utilizada principalmente em parafusos, porcas e arruelas, esse tratamento é feito por imersão, centrifugação ou spray. Pode ser aplicado em peças de ferro, alumínio ou aço. Depois de aplicar a técnica Geomet, as peças recebem um revestimento metálico acinzentado que é muito aderente e resistente. Possui alto grado de proteção sem alterar as dimensões da peça.
Comparando com outras técnicas como a galvanização, a Geomet é superior e só se iguala ao KTL, por também possuir ótima proteção contra a corrosão. Unindo essas duas técnicas (Geomet e KTL) nota-se uma prolongada durabilidade e proteção contra qualquer tipo de corrosão, permitindo expor as estruturas metálicas ao tempo, umidade e salinidade sem riscos de corrosão.
Estar atento à durabilidade da sua estrutura metálica é muito importante para quem presta serviço nessa área. E a corrosão é um efeito natural de peças a base de ferro, aço ou alumínio. Certamente, com essas 5 técnicas você garante vida longa aos materiais e evita desperdício de tempo e dinheiro.
Entre no nosso grupo do WhatsApp para tirar dúvidas: https://linktr.ee/lglsolar
Quer aprender mais sobre energia solar?
Faça um curso de Energia Solar no melhor curso de energia solar do Brasil! Temos 25 unidades em todo Brasil! Faça o melhor curso completo de energia solar do Brasil! Curso presencial + 360 horas de conteúdo online para aprender de verdade! Aula teórica, prática e comercial! Único curso do mercado que passa lista de todos os fornecedores para trabalhar e desconto de mais de R$ 4000,00 com os cupons dos principais fornecedores! Apenas para quem é aluno da LGL Solar!
Curso de Energia Solar em São Paulo. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em São Paulo. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Belo Horizonte. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Belo Horizonte Minas Gerais. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar no Rio de Janeiro. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar no Rio de Janeiro RJ. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Brasília. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Brasília Distrito Federal. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Curitiba. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Curitiba Paraná. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Florianópolis. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Florianópolis Santa Catarina. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Goiânia. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Goiânia Goiás. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Maceió. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Maceió Alagoas. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Belém. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Belém – Pará. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Fortaleza. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Fortaleza Ceará. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Manaus. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Manaus Amazonas. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Teresina. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Teresina Piauí. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Porto Alegre. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Porto Alegre Rio Grande do Sul. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Recife. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Recife Pernambuco. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Salvador. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Salvador Bahia. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Maringá. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Maringá Paraná. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Cuiabá. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Cuiabá Mato Grosso Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em João Pessoa. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em João Pessoa Paraíba. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Imperatriz. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Imperatriz Maranhão. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Natal. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Natal Rio Grande do Norte. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Campo Grande. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Campo Grande Mato Grosso do Sul. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Ribeirão Preto. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Ribeirão Preto São Paulo Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Uberlândia. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Uberlândia Minas Gerais. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Aracaju. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Aracaju Sergipe. Clique Aqui.
Curso de Energia Solar em Vitória. Curso Projetista Solar e Curso Instalador Solar em Vitória Espírito Santo. Clique Aqui.
#lglsolar #energiasolar #energia #energiafotovoltaica #fotovoltaica #cursodeenergiasolar #cursosolar #cursofotovoltaico #solarpv #cursoenergiasolar #photovoltaic #pvpanel #solarenergy #photovoltaicenergy #solarpower #placasolar #energiarenovavel #energialimpa #energiasrenovaveis #painelsolar #solar #eletrotecnico #engenheiros #engenharias #engenheiro #tecnico #manutencaosolar