energia limpaenergia limpa
Energia Solar

Você sabe o que é energia limpa?

energia limpa
energia limpa

Com o aumento da discussão sobre o temido aquecimento global, muitas pessoas vêm falando sobre energia limpa. Antes de falar sobre energia limpa, precisamos entender o conceito.

Energia limpa é toda aquela energia que ao ser gerada não lança gases poluentes no ar, não lançam resíduos tóxicos no meio ambiente e que são renováveis. Atualmente os meios de geração de energia mais utilizados são os que utilizam carvão mineral, petróleo e seus derivados (diesel e gasolina, por exemplo), xisto e gás natural.

Esses componentes foram gerados através da decomposição de animais e vegetais, em um processo de milhões de ano. Logo, eles não são renováveis, quando chegar ao fim não há outra alternativa. Também são danosos para o meio ambiente pois na combustão desses elementos, há a emissão de CO2, também conhecido como dióxido de carbono. O dióxido de carbono é o responsável por agravar o efeito estufa, que promove o aquecimento da terra, e consequentemente, piorar os problemas causados pelo aquecimento global.

O aquecimento global vem sendo responsável por diversas mudanças climáticas ao longo do mundo, como aumento das enchentes, dos furacões e das tempestades tropicais. Há também o aumento da temperatura global, o que provoca o derretimento das geleiras, o que aumenta o nível do mar, inundações e a extinção de diversas espécies. Então, qual é a solução? A energia limpa!

A energia limpa além de renovável, não agride o meio ambiente. Como fontes de energia limpa podemos citar:

  • Eólica: Funciona através da captação do vento por turbinas.
  • Geotérmica: Funciona através da captação do vapor gerado pela camada chamada de magma, que se encontra há 64km da superfície da terra.
  • Maremotriz: Aqui a energia é gerada através da energia das ondas do mar.
  • Nuclear: A energia é produzida através de um reator nuclear. É uma energia perigosa, pois há altos riscos de contaminação caso haja algum tipo de vazamento.
  • Solar: A energia é gerada através da energia solar que incide sobre a terra.

Dessas a mais viável e com maior potencial de crescimento é a energia solar. O planeta Terra recebe a incidência de raio solares 10 mil vezes maior que a energia necessária durante um ano para abastecer a população mundial. Ela é captada através da instalação de painéis fotovoltaicos em residências e comércios. Há também os chamados combustíveis limpos, que não são fósseis, entre eles podemos citar: Etanol e biodiesel, que são chamados de biocombustíveis.

Apesar de serem vendidas como energias limpas tanto as termoelétricas quanto a energia hidráulica, não podem ser consideradas como limpas. O motivo é que apesar de não haver a emissão de gases poluentes, essas duas formas de energias para serem geradas precisam de usinas enormes, que prejudicam a biodiversidade local, matando animais e plantas da região.

A LGL Solar Treinamentos é uma empresa brasileira de cursos e treinamentos de energia solar fotovoltaica fundada em 2015 que oferece com excelência os cursos teóricos e práticos para formar um profissional qualificado no mercado de energia solar. Os cursos da LGL Solar Treinamentos são presenciais, em várias unidades distribuídas em todo Brasil. Temos expertise para que você trabalhe neste mercado e não caia nas armadilhas. Não seja apenas um vendedor de equipamentos dos outros. Seja independente e aumente sua margem! Se tiver dúvidas, entre em contato.