história da energia solarhistória da energia solar
Energia Solar

Você conhece a história da energia solar?

história da energia solar
história da energia solar

A energia solar vem sendo comentada nos últimos anos, por diversos fatores, como o aumento da preocupação com os efeitos do aquecimento global e com a popularização das chamadas energias limpas. A energia solar fotovoltaica consiste na transformação da incidência solar em energia elétrica, através da captação da luz solar por placas de energia fotovoltaica. Ao contrário do que o senso comum imagina, o começo do uso da energia solar remota do começo da humanidade.

Os homens primitivos utilizavam a luz solar como fonte principal de energia para fazer fogo, e assim poder cozinhar e suportar o inverno em lugares mais frios. A energia solar também era muito utilizada pelas sociedades ameríndias, como os Maias, que construíram as primeiras casas que visavam aproveitar a luz solar.

Foi somente no século XIX, que a energia solar fotovoltaica foi descoberta. O físico francês Alexandre Edmond observou o efeito fotovoltaico ao realizar testes experimentais com eletrodos, e foi quando ele percebeu que era possível gerar energia através dos raios solares. Seu experimento contava com placas metálicas, de prata e platina, que quando mergulhadas em eletrólitos e expostas a incidência solar, produzia um pouco mais de energia. Esse fenômeno ficou conhecido como efeito fotovoltaico. Em 1884 surgiu a primeira célula fotovoltaica que utilizava selênio em sua composição, porém possuía uma eficiência muito baixa, de apenas 1%. Em 1905, Albert Einstein fez diversas descobertas no campo da mecânica quântica que possibilitaram o desenvolvimento e aperfeiçoamento da energia solar. Pelo caráter inovador da sua descoberta, Einstein ganhou seu primeiro Prêmio Nobel de Física em 1923. Foi apenas em 1954 que foi apresentada ao mercado a primeira célula solar fotovoltaica que utilizava silício. Essa célula já apresentava eficiência de 6%.

Se no começo de sua invenção, muitos acreditavam que a energia solar fotovoltaica nunca seria utilizada devido o seu alto custo de produção, hoje isso não é mais uma realidade. Com o aumento da preocupação com os efeitos nocivos do aquecimento solar e a preocupação com o fim dos combustíveis fósseis, estamos vivenciando o boom do uso da energia solar ao redor do mundo. Atualmente não é mais impossível pensar em um crescimento populacional e tecnológico, sem pensar em alternativas para a produção de energia. A energia solar além de ser uma energia limpa, que significa que ela não produz resíduos tóxicos e nem emite gases nocivos na sua produção, ela também é renovável. A luz solar é uma fonte inesgotável de energia, e muito abundante, visto que nós recebemos 10 mil vezes mais energia solar do que o necessário para suprir a população mundial durante um ano. Ela também consegue chegar nos cantos mais remotos do planeta, onde frequentemente carecem de estrutura de fiação elétrica.

A LGL Solar Treinamentos é uma empresa brasileira de cursos e treinamentos de energia solar fotovoltaica fundada em 2015 que oferece com excelência os cursos teóricos e práticos para formar um profissional qualificado no mercado de energia solar. Os cursos da LGL Solar Treinamentos são presenciais, em várias unidades distribuídas em todo Brasil.

Entre em contato com a gente!