Energia Solar

Tesla lança telhado solar que já está disponível para venda nos Estados Unidos

A Tesla, empresa que vende carros autônomos, começou a investir também na energia solar, criando o primeiro sistema de painéis solares “invisíveis” para casas. Nomeado de Solar Roof, o telhado solar é feito de uma telha de vidro texturizada com células solares integradas.

Para ficarem invisíveis, a Tesla aplicou uma pintura especial nas telhas, fazendo com que elas fiquem transparentes quando vistas do ângulo da rua, parecendo um telhado tradicional. As telhas foram impressas hidrograficamente e por conta disso, cada uma delas é única, sendo assim, não terão casas com o mesmo visual de telhado.

Cursos de energia solar: Minas Gerais é o estado brasileiro com mais instalações de energia solar

Os painéis também são super resistentes, apresentando uma durabilidade maior do que as telhas de cerâmica e pedra. Por serem feitos de quartzo, os painéis têm uma vida útil praticamente infinita. As telhas são resistentes a choque, granizo, vento e incêndios.

A marca também criou uma bateria chamada Powerwall, que serve para fazer um backup em casos de interrupção de energia (durante a noite ou em tempos sem sol ou chuvosos), sendo possível também carregar carros da marca utilizando esta bateria. A Powerwall tem potência máxima de 7 kW e capacidade de armazenar até 14 kWh. O suficiente para abastecer uma casa de quatro quartos durante um dia inteiro.

Por enquanto, as telhas estão sob pré-encomenda apenas no Estados Unidos, porém a Tesla começará a vender para outros países a partir de 2018.