custos de instalação de sistema de energia solar estão diminuindocustos de instalação de sistema de energia solar estão diminuindo
Energia Solar

Saiba porque os custos de instalação de sistema de energia solar estão diminuindo no Brasil

Quando a energia solar foi descoberta era tida como a ”energia do futuro”. Era chamada assim, pois os custos para produzi-la a tornava inacessível para a maior parte da população, além do mais os custos de instalação a deixava ainda menos atrativa para se ter em casa. Porém, nos últimos anos observamos uma queda vertiginosa tanto nos custos de produção quanto nos custos de instalação do sistema de energia solar. Hoje no blog da LGL vamos falar um pouco sobre esse assunto!

custos de instalação de sistema de energia solar estão diminuindo
custos de instalação de sistema de energia solar estão diminuindo


O quanto os custos caíram nos últimos anos?

Segundo um levantamento realizado pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), o custo global das células fotovoltaicas, analisados em dólar/watt, de silício caíram de $76,00 em 1976 para $0,30 em 2015. Isso significa que o valor da energia solar atualmente está 250 vezes mais barato do que há 4 décadas. Conforme os custos de produção e instalação caem, o número de sistemas fotovoltaicos instalados sobe.

Porque os custos de instalação estão diminuindo no Brasil?

Além do custo de produção estar caindo, o que impacta diretamente no preço final de instalação de um sistema de energia solar, há também o fator dos altos investimentos que estão sendo feitos na geração de energia solar.

Há diversos projetos, tanto da iniciativa pública quanto da iniciativa privada, que estão estudando maneiras de aumentar a eficiência da energia solar, e sua aplicabilidade em outros usos como janelas solares, usinas solares para grande geração de energia, células solares orgânicas, entre outras. Todo esse investimento está provocando a redução dos equipamentos em todo o mundo, incluindo o Brasil. Estima-se que o custo de instalação de um sistema de energia solar teve queda de 50% nos últimos 2 anos no Brasil!

Quais as vantagens que a população já possui?

Essa redução nos preços ocasionou um boom na instalação de sistemas de captação de energia solar, pois muitas pessoas viram nessa redução uma oportunidade de investir para reduzir os custos com energia elétrica. Essa redução nos custos coincidiu com a elevação das tarifas da conta de energia elétrica, o que acabou sendo ainda mais um fator estimulante para as pessoas adotarem a energia solar.

Hoje já existe a isenção de ICMS em 24 Estados do Brasil para quem gera sua própria energia através de sistemas de energia solar fotovoltaica. Alguns bancos já oferecem linhas de crédito para a instalação de sistemas de energia solar.

O que os especialistas do setor reivindicam?

Muitos reclamam que os juros das linhas de crédito oferecidas pelos bancos ainda são muito altos para a maior parte da população, o que acaba sendo um impeditivo para que mais pessoas adotem a energia solar. A ABSOLAR ainda reivindica uma maior participação governamental de incentivo para empresas e residências que adotarem a energia solar como fonte de energia, visto o incrível potencial que o Brasil apresenta por causa da grande incidência solar que o país recebe.

A LGL SOLAR TREINAMENTOS
A LGL Solar Treinamentos é uma empresa brasileira de cursos e treinamentos de energia solar fotovoltaica fundada em 2015 que oferece com excelência os cursos teóricos e práticos para formar um profissional qualificado no mercado de energia solar. Não seja apenas um vendedor de equipamentos dos outros. Seja independente e aumente sua margem!