Energia Solar

Rio Grande do Sul tem a primeira usina de energia solar

A cidade de Boa Vista das Missões, foi escolhida para ser a sede da primeira usina de produção de energia solar do estado. Localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o município tem cerca de 2,1 mil habitantes e está a 400 km de Porto Alegre.

A escolha de acordo com a Creluz, Cooperativa de Distribuição e Energia, foi estratégica, já que as condições climáticas do local são bastante favoráveis. Em entrevista fornecida para o G1, o diretor da Creluz, Pedro Battisti, destacou que não há acumulação de nuvens e o lugar alto é muito propício para esse tipo de instalação.

Para suprir a necessidade das quase 300 famílias, que vivem na região, foram instaladas aproximadamente mil placas solares. Esses equipamentos, serão capazes de produzir em média, 257 kWp de potência. Como sabemos, a luz solar é assimilada pelos painéis solares fotovoltaicos e depois convertida em eletricidade. Essa energia irá para uma subestação interligada a uma rede de média tensão.

Além de ser o primeiro investimento da Creluz, nesse segmento de energia solar, a nova usina ainda tem o mérito de ser construída apenas usando equipamentos brasileiros. Muitas vantagens foram vistas com a construção dessa usina para o meio ambiente. De acordo com a Creluz, o fato de não precisar alagar, destruir matas é uma grande demonstração de como esse tipo de energia funciona.

A usina foi nomeada de Boa Vista e começou a funcionar em setembro do ano passado. Entretanto, ainda estava em fase de testes. A construção foi bem rápida, em apenas sete meses a usina já funcionava. Agora, será de grande ajuda para a população da pequena cidade de Boa Vista das Missões.

Esse é mais um exemplo que a energia solar só cresce no Brasil. Vai ficar fora dessa? Que tal fazer um curso na LGL SOLAR de energia solar? A empresa oferece o curso de energia solar fotovoltaico com qualidade e bom preço.