vantagens da energia solar sobre a hidrelétricavantagens da energia solar sobre a hidrelétrica
Energia Solar

Quais as vantagens da energia solar sobre a hidrelétrica?

Nós já falamos aqui no blog da LGL Solar Treinamentos sobre o conceito de energia limpa e como ela pode ser a solução para a produção de energia para o futuro. Perdeu? Confira essa matéria aqui: link Entre os tipos de energia limpa, podemos citar a energia solar, que provém da captação da incidência da luz solar na terra, e as hidrelétricas, que é a energia gerada através da força da água. Embora atualmente no Brasil a Hidrelétrica ainda seja mais utilizada que a energia solar, a energia solar possui inúmeras vantagens quando comparada. Hoje exemplificaremos algumas dessas vantagens e demonstrar porque a energia solar deve ser adotada como a principal fonte de produção de energia, confira!


Menor impacto ambiental: A verdadeira energia limpa

A energia limpa, como falamos no outro post, é a energia que durante sua produção não emite gases poluentes na atmosfera e nem despeja dejetos tóxicos no meio ambiente. Por definição, a hidrelétrica é considerada uma energia limpa, visto que para ser gerada ela só precisa do movimento da água. Porém, a construção de uma hidrelétrica prova uma séria de impactos ambientas como alagamento das áreas próximas. Esses alagamentos são responsáveis pela morte da fauna e flora local, além da deslocação de muitas populações indígenas que vivem próximas a essa área. Para pensarmos um pouco no assunto, é só fazermos uma pesquisa sobre a hidrelétrica de Belo Monte. A energia solar pode ser instalada em praticamente qualquer lugar, em telhados, solos e até mesmo alto-mar, produzindo zero impacto ambiental.

Energia renovável

Apesar de a hidrelétrica ser considerada uma energia renovável, sabemos que a água precisa ser utilizada com muito mais cuidado do que ela vem sendo nos últimos anos. Com o aumento do aquecimento global os períodos de seca começaram a ser frequentes mesmo em áreas que costumavam apresentar alto índice de precipitação, como foi o caso de São Paulo há poucos anos que enfrentou uma severa seca.

Nesses casos, o nível do reservatório acaba ficando muito baixo, impossibilitando a hidrelétrica de funcionar. Já a energia solar, funciona a base da incidência solar, uma fonte inesgotável de energia, principalmente no Brasil, um dos países que mais recebem incidência de luz solar durante um ano. Como moramos em um país tropical, passamos a maior parte do tempo sob forte luz solar, um clima perfeito para gerar energia através de sistemas fotovoltaicos.

Menor custo

Para construir uma hidrelétrica capaz de abastecer a população, são preciso bilhões de reais em investimento, milhares de pessoas trabalhando no projeto e meses, até anos, para que a construção fique completa. Já os sistemas de energia solar podem ser adquiridos por um preço muito inferior, podendo ser instalados individualmente em cada casa, por um instalador, em questão de horas. No exemplo que citamos da seca, as hidrelétricas param de funcionar e as bandeiras tarifárias fazem a conta de luz ficar ainda mais cara. Com a produção de energia através da energia solar, você nunca mais precisará se preocupar com isso!

A LGL Solar Treinamentos

A LGL Solar Treinamentos é uma empresa brasileira de cursos e treinamentos de energia solar fundada em 2015 que oferece com excelência os cursos teóricos e práticos para formar um profissional qualificado no mercado de energia solar. Conheça nossos cursos e entre no mercado qualificado!