Profissão Instalador de Sistemas FotovoltaicosProfissão Instalador de Sistemas Fotovoltaicos
Energia Solar

Profissão Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

O setor solar no Brasil começou a apresentar um crescimento surpreendente, principalmente levando em conta que o mercado viveu uma grave crise financeira nos últimos anos. Com o crescimento do setor, houve também o aumento pela procura de profissionais da área. Segundo a Aneel, o Brasil já possui mais de 10 mil sistemas fotovoltaicos instalados ao longo de todo o território, e a previsão é que até 2024 tenham mais de 1,2 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados.

Um profissional muito procura pelo mercado é o instalador de sistemas fotovoltaicos. Conheça um pouco sobre essa profissão!

Como é a profissão?

O instalador de sistemas fotovoltaicos é o profissional que realiza toda a montagem do sistema fotovoltaico, guiando-se pelo projeto feito previamente por um engenheiro. Esse profissional precisa seguir a NR10 e a NR35, que são normas reguladoras de segurança que o profissional que mexe com eletricidade precisa seguir, a fim de garantir a sua segurança e sua saúde. É imprescindível que esse profissional esteja trabalhando sempre com os equipamentos de segurança necessário, para que não haja nenhum tipo de acidente.

O processo de instalação

A instalação de sistemas fotovoltaicos começa com a construção da estrutura de fixação dos módulos fotovoltaicos. Essa montagem varia de acordo com a superfície em que ele será instalado, podendo sem plana e regular ou não; todos esses detalhes precisarão ser analisados pelo profissional na hora da instalação. É preciso que o profissional preste atenção se o módulo está bem fixado e nivelado. Após esse primeiro passo, o instalador irá alinhar e fixar os módulos. Com essa estrutura pronta, começa a parte elétrica do trabalho. As instalações elétricas consistem nas conexões entre os módulos, das conexões e da instalação de dispositivos de segurança, além de realizar o aterramento do sistema. Com todos os componentes instalados, o profissional deverá efetuar testes a fim de garantir que o sistema fotovoltaico esteja funcionando perfeitamente.

Materiais necessários para instalação

Uma das dúvidas dos nossos alunos é quais materiais são necessário para realizar a instalação. É recomendado que o instalador de sistemas fotovoltaicos possua um kit básico de ferramentas, com chaves de fenda, alicates, martelo, fita métrica, chave phillips, entre outras. Algumas ferramentas específicas também são necessárias para o trabalho, como: Multímetro, alicates de corte e decapadores, chaves para aperto, megometro e alicates crimpadores de conectores tipo MC4 e abertura de conectores MC4. É importante também que o profissional esteja equipado com o equipamento de proteção individual necessário, que consiste em: Cinto de segurança, talabarte, óculos de proteção, luvas, botas e capacetes.

A LGL SOLAR TREINAMENTO

A LGL Solar Treinamentos é uma empresa brasileira de cursos e treinamentos de energia solar fotovoltaica fundada em 2015 que oferece com excelência os cursos teóricos e práticos para formar um profissional qualificado no mercado de energia solar. Este profissional estará apto a instalar placa solar, fazer o dimensionamento fotovoltaico, fazer o projeto executivo, simulações nos softwares, dar entrada na concessionária, fazer as instalações através da aula prática e saber vender placa solar, conhecer o mercado, calculando a margem, retorno de investimento, conhecer os financiamentos e saber dicas de vendas para se tornar um integrador de energia solar competitivo e ganhar dinheiro. Nossos alunos saem preparados, prontos para atuar no mercado de energia solar!

Entre em contato com a gente.