O que faz um instalador fotovoltaico
Energia Solar

O que faz um instalador fotovoltaico

O número de painéis solares fotovoltaicos instalados em residências, indústrias e estabelecimentos comerciais do Brasil tem crescido a cada ano. Atualmente, são mais de 38 mil unidades em funcionamento no país, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento da procura se deve, principalmente, pela redução do custo desses equipamentos de sistemas fotovoltaicos, além das linhas de financiamento oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), que ajudam pessoas físicas e jurídicas a instalarem sistemas fotovoltaicos.

Diante do panorama favorável cresce cada vez mais a procura de profissionais qualificados para realizar a instalação de sistemas fotovoltaicos por todo o país. Um instalador fotovoltaico é aquele responsável por toda a parte de execução de um projeto de energia solar, elaborado e assinado por um engenheiro elétrico. O projeto precisa respeitar rigorosamente as regulamentações de NR10 e NR35, que garantem a segurança e saúde dos trabalhadores que executam instalações elétricas em alturas.

Podem atuar nesse ramo engenheiros, arquitetos, estudantes, técnicos, empreendedores e pessoas de qualquer outra área interessadas em investir no segmento de energia solar.

No entanto, o especialista em energia solar precisa conhecer a fundo a lei que regulariza a conexão à rede de sistemas fotovoltaicos e seguir à risca as regulamentações 482/12 e 687/15, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A primeira etapa da instalação é a montagem da estrutura de fixação dos módulos fotovoltaicos. A base para a armação varia conforme o tipo de cobertura onde será instalado o sistema. O instalador deixa a estrutura devidamente nivelada e fixada na superfície e, depois disso, alinha e fixa os módulos fotovoltaicos.

Em seguida, o profissional habilitado executa as etapas de instalação elétrica, nas quais são feitas as conexões entre os módulos, além das conexões CA e CC, dispositivos de proteção e aterramento. Após a conexão entre os módulos, string-box e inversor, o instalador realiza o comissionamento do sistema e teste do inversor.

Entre outras funções do instalador fotovoltaico estão: fazer o dimensionamento básico do sistema fotovoltaico, a leitura de mapas solarimétricos, que mostram a incidência de radiação solar, a ligação do sistema no quadro de força, os passos para a configuração na central de monitoramento e até mesmo as etapas para solicitar conexão à concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica.

Mas para atuar no ramo de instalação de energia solar é essencial fazer um curso especializado em tecnologia fotovoltaica, oferecido por empresas qualificadas como LGL Solar Treinamentos. O curso, composto por aulas teóricas e prática, incluindo módulo de projetista fotovoltaico, proporciona que o profissional esteja totalmente habilitado para a instalação de painéis de energia solar em residências, comércios e empresas, contemplando desde projetos simples aos mais complexos.

O objetivo principal do curso da LGL Solar é formar um profissional do mercado de energia solar para trabalhar em todos os pontos da cadeia de forma competitiva, seja como importador, fabricante, distribuidor, instalador, manutenção, loja virtual, integrador, comerciante, franqueador, consorciado ou, até mesmo, como empreendedor do ramo.

Todos os cursos são presenciais e realizados em várias unidades distribuídas por todo o Brasil: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Maceió, Belém, Fortaleza, Palmas, Manaus, Teresina, Porto Alegre, Recife, Salvador, Vitória, Cuiabá, João Pessoa e outras. Consulte a agenda com as próximas datas e horários disponíveis.

Quer atuar na área profissional que mais cresce no Brasil? Faça um dos cursos de Energia Solar da LGL Solar.


CONHEÇA A LGL SOLAR TREINAMENTOS

Com sede em São Paulo, a LGL Solar Treinamentos possui unidades em várias outras cidades brasileiras. Todas as aulas são ministradas por profissionais altamente qualificados na área de energia solar fotovoltaica.

O curso de energia solar da LGL Solar Treinamentos é o mais recomendado entre todos os profissionais do setor, pois prepara o aluno de forma competitiva para o mercado de trabalho. A LGL Solar prepara profissionais de alto nível, abrangendo todos os detalhes e conceitos necessários para a sua boa atuação.

A LGL Solar Treinamentos é a melhor oportunidade para quem quer entrar na área e abrir seu próprio negócio, além de ganhar a tão sonhada independência financeira.

Comece a trabalhar neste mercado de energia solar. Seja pioneiro na sua região e não perca a oportunidade de fazer o curso em uma de nossas unidades. Venha fazer parte desse time! Faça a sua inscrição em um de nossos cursos pelo site http://www.lglsolar.com.br/cursos