Energia Solar

O que é energia solar fotovoltaica?

O que é energia solar fotovoltaica?
O que é energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida até mesmo em dias onde o sol não aparece, como dias chuvosos e nublados. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. O processo de conversão da incidência solar em energia solar fotovoltaica utiliza células fotovoltaicas, feitas de um material semicondutor.

A energia solar fotovoltaica é uma energia 100% limpa, e ao contrário da hidrelétrica, não prejudica a fauna e a flora brasileira. Também é limpa por não produzi impacto ambiental com a emissão de gases tóxicos gerados a partir da queima de combustíveis fósseis, que causa o efeito estufa e causam o aquecimento global. E como funciona?

Um painel de energia solar fotovoltaica feito primeiramente por uma moldura de alumínio, seguido de uma camada de um vidro especial, posteriormente por uma película de borracha (EVA) e, por fim, uma caixa de junção.Primeiro o painel solar reage com a luz do Sol e produz energia, fotovoltaica, elétrica. Os painéis solares que estão instalados no telhado do imóvel ou no chão, são conectados uns aos outros e, depois, conectados ao Inversor Solar. Então, o Inversor Solar converte as correntes da energia solar dos painéis fotovoltaicos em energia elétrica tradicional para ser utilizada no imóvel, com TVs, Computadores, Eletrodomésticos e quaisquer outros equipamentos elétricos.

A energia é distribuída pela casa utilizando a fiação já existente, não sendo necessário a instalação O excesso de eletricidade produzido pelos painéis solares de energia fotovoltaica volta para a rede elétrica através do relógio de luz. Essa energia solar que vai para a rede vira “créditos de energias”, e é recomendado consultar a distribuidora de energia que fornece a luz para o imóvel.

Há inúmeras vantagens na utilização da energia solar fotovoltaica, e podemos citar:

  • Redução dos custos de energia;
  • Redução do impacto ambiental;
  • Geração de emprego no Brasil. Pelos cálculos feitos pelo setor, para cada megawatt de energia solar fotovoltaica instalados, são gerados de 25 a 30 postos de emprego;
  • Bom custo benefício;
  • Valorização do imóvel;

A LGL Solar Treinamentos é uma empresa brasileira de cursos e treinamentos de energia solar fotovoltaica fundada em 2015 que oferece com excelência os cursos teóricos e práticos para formar um profissional qualificado no mercado de energia solar. Este profissional estará apto a instalar placa solar, fazer o dimensionamento fotovoltaico, fazer o projeto executivo, simulações nos softwares, dar entrada na concessionária, fazer as instalações através da aula prática e saber vender placa solar, conhecer o mercado, calculando a margem, retorno de investimento, conhecer os financiamentos e saber dicas de vendas para se tornar um integrador de energia solar competitivo e ganhar dinheiro. Conheça nossos cursos e entre no mercado qualificado!