Energia Solar

O crescimento da energia solar no Brasil

crescimento da energia solar no Brasil
crescimento da energia solar no Brasil

A energia solar teve um crescimento exponencial nos últimos anos em diversos países, como nos Estados Unidos, nos países da União Europeia e também no Brasil.

Um levantamento realizado pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) relevou que o Brasil chegou ao marco de 1 gigawatt de potência, através das usinas solares instaladas pelo país. Esse número é impressionante, visto que somente 30 países atingiram esse marco de produção até hoje.

O crescimento da energia solar no Brasil se deu devido aos diversos leilões de usinas solares fotovoltaicas, realizados nos anos de 2014 e 2015. Apenas a geração de energia realizada pelas usinas soma 0,935 gigawatts. A energia solar gerada pelos painéis solares, instalados nos tetos de residências e de empresas, é responsável pela produção de 0,164 gigawatts.

A associação ainda divulgou que o Brasil, apenas em 2018, já apresentou um crescimento de 1.153% de energia produzida a partir das instalações brasileiras de energia fotovoltaica. A expectativa da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, é que a produção de energia elétrica a partir da energia solar dobre somente esse ano. 2018 é o ano que 67 usinas solares entrarão em operação e iniciarão a geração de energia até 2021. 28 usinas, de alta capacidade, produzirão um total de 781 megawatts e outras 35 usinas de capacidade média produzirão 231 megawatts. A energia solar deve acrescentar mais 1.012 de gigawatts, dobrando a capacidade atingida no final de 2017 de 1 gigawatt. Para o próximo ano, 2019, a previsão é da entrada de mais 356 megawatts em energia solar.

As usinas que foram contratadas no ano de 2014 se concentram nas regiões de Piauí, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte. Somente a energia produzida no ano passado pode abastecer até 500 mil casas, e podendo chegar até 2 milhões de casas beneficiadas pela energia solar.

O Brasil possui as condições climáticas ideais para se tornar um dos principais produtores de energia solar do mundo. O fato de chegar entre os 30 principais produtores já é um grande avanço, mas o país possui condições de chegar ainda mais longe. O primeiro empréstimo concedido pelo governo para a construção de usina solar, aconteceu no ano passado, e foi do valor de R$529 milhões. As instalações consistem em 5 usinas solares, localizadas em Minas Gerais, que terão a potência de geração de 150 megawatts.

A LGL SOLAR TREINAMENTOS

A LGL Solar Treinamentos é uma empresa brasileira de cursos e treinamentos de energia solar fotovoltaica fundada em 2015 que oferece com excelência os cursos teóricos e práticos para formar um profissional qualificado no mercado de energia solar. Os cursos da LGL Solar Treinamentos são presenciais, em várias unidades distribuídas em todo Brasil. Temos expertise para que você trabalhe neste mercado e não caia nas armadilhas. Não seja apenas um vendedor de equipamentos dos outros. Seja independente e aumente sua margem!

Entre em contato.