Energia Solar

Minas Gerais é o estado brasileiro com mais instalações de energia solar

De acordo com o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Minas Gerais é o estado brasileiro que mais faz uso da energia solar, uma ótima informação para quem está pensando em fazer ou já fez um curso de energia solar . A cada 100 painéis solares instalados no Brasil, 24 estão em Minas Gerais. São Paulo está em segundo lugar no ranking.

No ano de 2016, o país contava com 4555 usinas solares, sendo que deste número, 1226 se encontravam em Minas. Este número é quase o dobro de São Paulo que contava com 711 instalações. Do total, mais de 70% da energia solar no estado de Minas se encontra em residências.  

Ao analisarmos por cidades, Uberlândia tem o maior número de painéis solares no Brasil. Belo Horizonte, Sete Lagoas, Betim e Montes Claros também são cidades mineiras que se destacam pelo número de instalações de energia solar.

Leia mais: Confira os benefícios da utilização da energia solar

Ao que parece, os mineiros estão cada vez mais conscientes em relação aos impactos ambientais causados pelo uso desenfreado de recursos naturais e estão a procura de alternativas mais sustentáveis, cuidando de nosso país e ao mesmo tempo da própria vida humana e dos animais, já que a energia solar é limpa, não emite poluentes e muito menos causa impactos ambientais. Além disso, as despesas com contas de luz também são reduzidas pois a energia solar é renovável e não tem custo nenhum, o único gasto é com a instalação e manutenção, sendo que as placas de energia solar são super resistentes, podendo durar até 30 anos. Após pagar pelo investimento, a energia solar é totalmente gratuita, sendo uma excelente vantagem para quem decide implantá-la em sua residência ou empresa.