Energia Solar

Mais sobre painéis solares fotovoltaicos

Se você acompanhou o nosso artigo anterior, sabe que os painéis solares fotovoltaicos têm como matéria prima o silício. Dependendo da porcentagem, é possível definir a eficiência do painel. Hoje, continuaremos a falar sobre os tipos de painéis e suas características, confira:

PAINÉIS SOLARES DE FILME FINO

Os painéis de filme fino, com sobreposição de material fotovoltaico em um substrato. São identificados pelo tipo de material: Silício amorfo, Telureto de cádmio, Cobre, índio, gálio seleneto e células solares fotovoltaicas orgânicas.

Essas composições afetam diretamente o desempenho do painel, pode oferecer uma eficiência mediana. Porém, existem alguns que conseguem chegar a uma eficiência igual do Policristalino. No mercado de energia renovável, especificamente solar, esse tipo de painel representa cerca de 20%.

Uma das suas vantagens, está na produção, que é muito simples em comparação com os outros painéis, também é flexível e adaptável. Se houver temperaturas altas ou sombras, ele não é tão afetado quanto os outros.

PAINEL SOLAR HÍBRIDO

Esse painel faz parte de uma nova tecnologia, conhecida como Heterojunção, o que dá uma capacidade de até 20% em termos de eficiência. Ele tem o mesmo processo de produção que um painel monocristalino, salvando algumas diferenças como uma camada de Silício Amorfo. Sua cor é preto e possui tecnologia antirreflexo.

Uma das suas principais qualidades, está no fato de produzir mais energia por m², do que outros painéis, também na adaptação ao ambiente, não importando o tipo de temperaturas. Contudo, essa tecnologia ainda não chegou ao Brasil.

Gostou de saber mais sobre os painéis fotovoltaicos? Não deixe de acompanhar sobre o universo da energia renovável. Ficou interessado em saber sobre energia solar? Faça o curso na LGL SOLAR! O curso de energia solar fotovoltaico é de qualidade e bom preço. Comece agora mesmo uma nova profissão.