Energia Solar no Minha Casa, Minha VidaEnergia Solar no Minha Casa, Minha Vida
Energia Solar

Energia Solar no Minha Casa, Minha Vida 

Energia Solar no Minha Casa, Minha Vida
Energia Solar no Minha Casa, Minha Vida

O programa do governo ‘’Minha Casa, Minha Vida’’ visa fornecer habitação a preços mais populares. Esse programa foi criado em 2009 pelo Governo Federal para suprir a necessidade de moradia da população de baixa renda. A falta de moradia é um problema muito grave no Brasil, o que faz aumentar a favelização, principalmente das grandes cidades, e com isso gera diversos problemas como o aumento da criminalidade. Há também o problema de essas casas construídas em comunidade muitas vezes não possuem saneamento básico, e são construídas em encostas, o que pode acarretar em deslizamentos e desmoronamentos. Muitas dessas casas são construídas pelos próprios moradores, que não possuem formação básica e não realizam estudos na área da construção, o que gera insegurança para todos os moradores da mesma.

Com o Minha Casa, Minha Vida, muitas famílias puderam adquirir um imóvel, pois o programa subsidia a compra de apartamentos e casas para famílias de baixa renda, com renda até R$ 1,6 mil reais. Também há a facilitação de compra para famílias cuja renda seja de até R$ 5 mil reais. Para a chamada ‘’faixa 1 de renda’’ o programa tem 5 modalidades: Entidades, FGTS, empresas, municípios com até 50 mil habitantes e rural. Cada uma dessas modalidades atende a um público específico, atendendo a diferentes necessidades. No final do ano passado, o ministro das cidades anunciou que o programa agora contará com a instalação de sistema de energia solar fotovoltaica. A partir desse ano, as moradias já poderão contar com a produção de energia via placas de energia solar fotovoltaica; isso só fui possível através de um estudo realizado em parceria com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), Furnas e a FIESP (Federação de Indústrias de São Paulo). Esse projeto visa 3 objetivos principais:

  • Gerar mais empregos na área ao redor do Brasil;
  • Auxiliar o desenvolvimento da indústria de energia solar brasileira;
  • Prover habitação de qualidade para pessoas de baixa renda;

A medida também visa diminuir os custos de vida dos moradores, visto que com a geração de energia solar fotovoltaica haverá uma redução de até 70% na conta de luz, segundo os estudos realizados, e esse dinheiro poderá ser utilizado pelas famílias para outras áreas como lazer, saúde e educação. Também é uma medida ambientalmente correta, pois a energia solar fotovoltaica é uma energia limpa, que não gera resíduos como gás poluentes em sua produção.

 

A LGL Solar Treinamentos é uma empresa brasileira de cursos e treinamentos de energia solar fotovoltaica fundada em 2015 que oferece com excelência os cursos teóricos e práticos para formar um profissional qualificado no mercado de energia solar. Este profissional estará apto a instalar placa solar, fazer o dimensionamento fotovoltaico, fazer o projeto executivo, simulações nos softwares, dar entrada na concessionária, fazer as instalações através da aula prática e saber vender placa solar, conhecer o mercado, calculando a margem, retorno de investimento, conhecer os financiamentos e saber dicas de vendas para se tornar um integrador de energia solar competitivo e ganhar dinheiro. Conheça nossos cursos e entre no mercado qualificado!