Energia renovávelEnergia renovável
Energia Solar

Energia renovável: entenda este conceito

Com a crescente preocupação com o meio ambiente vem se buscando alternativas menos poluentes e mais conscientes para a geração de energia. Já falamos aqui no blog da LGL Solar sobre o conceito de energia limpa, que vem tomando força nos últimos anos. Perdeu essa matéria? Não tem problema, você pode conferir ela na íntegra aqui. Hoje chegou a vez de falarmos sobre o conceito de energia renovável.

A energia renovável

Você provavelmente já ouviu falar nesse conceito e deve ter se perguntado sobre o que significa. Hoje a equipe da LGL preparou um conteúdo bem bacana para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, confira!

Energia renovável: O que significa?

Energia renovável remente as fontes de energia que não possuem um fim, já que surgem da natureza, são reabastecidas constantemente. Um grande exemplo de energia renovável é a energia solar, visto que a luz solar é uma fonte inesgotável de energia, que enquanto houver Sol, ela incidirá sob a Terra.

Todas as fontes de energia naturais são renováveis?

É um erro comum pensar que só porque são energia oriundas de recursos naturais elas são renováveis, porém é um erro. O carvão, o petróleo e todos os seus derivados são fontes de energia que provém da natureza e não são renováveis, pois existem na natureza em uma quantidade limitada. O petróleo foi formado em um processo de milhões de anos, com a transformação de matéria orgânica de origem vegetal e animal.

Quando ele chegar ao fim, serão necessários mais milhões de anos para que ele se forme novamente. Inclusive, foi movido pelo medo do fim do petróleo que as energias renováveis tomaram ainda mais força no atual cenário, sendo investindo grandes quantias de dinheiro em pesquisa de novas energias renováveis e em tecnologia.

Quais são os tipos de energias renováveis?

Existem alguns tipos de energia renovável, e as mais conhecidas são:

  • Energia solar: A energia gerada através da incidência da luz do sol;
  • Energia heliotérmica: A energia gerada através dos raios solares, que se transformam em energia térmica, para posteriormente ser transformada em energia elétrica;
  • Energia osmótica: A energia gerada através da diferença de concentração de sal dos rios e oceanos;
  • Biomassa: Energia gerada através do processo de fotossíntese da matéria orgânica;
  • Energia eólica: É a energia gerada através do vento;
  • Maremotriz: Energia gerada através das alterações das marés;
  • Hidráulica: É a energia gerada através da força das correntezas dos rios;
  • Energia geotérmica: Energia gerada através do calor do magma, camada interna, da Terra;

De todas essas citamos a que produz menos impacto ao meio ambiente e possui maior capacidade de crescimento é a energia solar. Os custos para a instalação de sistemas fotovoltaicos vêm caindo nos últimos anos e podem ser instalados em praticamente qualquer lugar, tornando uma energia acessível e que pode ser levada até mesmo para os lugares mais remotos do planeta.

A LGL Solar Treinamentos

A LGL Solar Treinamentos é uma empresa brasileira de cursos e treinamentos de energia solar fotovoltaica fundada em 2015 que oferece com excelência os cursos teóricos e práticos para formar um profissional qualificado no mercado de energia solar. Não seja apenas um vendedor de equipamentos dos outros. Seja independente e aumente sua renda com a LGL. Entre em contato com a nossa equipe agora: http://www.lglsolar.com.br/contato