Energia Solar

É possível entrar para o mercado de energia fotovoltaica aos 50 anos?

mercado de energia fotovoltaica aos 50 anos
mercado de energia fotovoltaica aos 50 anos

Com o aumento da expectativa de vida, uma pessoa de 50 anos que antigamente era considerada velha, hoje é uma pessoa jovem. Muitas pessoas mais velhas já se aposentaram das suas funções ou até mesmo querem mudar de ramo, para experimentar coisas novas.

Com o problema da crise no país, muitas dessas pessoas também perderam o emprego e desejam uma recolocação no mercado de trabalho. O setor de energia solar fotovoltaica é um dos que mais crescem no país, e que continuou crescendo mesmo quando as outras áreas tiveram quedas e demissões. Estima-se que que nos próximos 15 anos o setor irá gerar mais de 1 milhão de empregos, tornando o Brasil uma potência mundial em energia limpa. Por esse e outros motivos o mercado de energia fotovoltaica é uma excelente opção para pessoas de 50 anos ou mais que desejam mudar de carreira ou se recolocar no mercado. Abaixo citaremos algumas dicas para as pessoas maduras que desejam ingressar no ramo.

Mantenha-se atualizado

As pessoas nascidas na década de 60, e antes, não cresceram com o advento da tecnologia, principalmente a internet. Porém, para quem deseja entrar no mercado de trabalho nos dias atuais é imprescindível que o candidato saiba e esteja inteirado das tecnologias. É recomendado que possua perfis atualizados em redes sociais, principalmente o LinkedIn, para que esteja sempre em contato com profissionais do setor, vendo seu dia a dia e lendo até mesmo artigos dos especialistas na área. Também é importante usar o smartphone como um aliado! A tecnologia pode ser recente, mas já é plenamente difundida.

Use a idade como vantagem

Já se foi o tempo em que os recrutadores viam a idade como algo negativo na hora da contratação. O candidato mais velho pode usar da sua larga experiência, tanto de vida como profissional, para se destacar. Também há a vantagem de pessoas mais velhas serem consideradas mais equilibradas, dedicadas e responsáveis, qualidades muito procuradas no mercado hoje em dia. Não tenha medo da sua data de nascimento!

Invista em cursos

Para quem deseja voltar para o mercado de trabalho ou ingressar em uma nova carreira é preciso se especializar e entender mais sobre o que deseja trabalhar. Há diversos cursos profissionalizantes que preparam o aluno para o mercado de trabalho, oferecendo tanto conteúdo teórico como prático. Nesse caso o curso não é um gasto, mas sim um investimento.

A LGL Solar Treinamentos é uma empresa brasileira de cursos e treinamentos de energia solar fotovoltaica fundada em 2015 que oferece com excelência os cursos teóricos e práticos para formar um profissional qualificado no mercado de energia solar. Este profissional estará apto a instalar placa solar, fazer o dimensionamento fotovoltaico, fazer o projeto executivo, simulações nos softwares, dar entrada na concessionária, fazer as instalações através da aula prática e saber vender placa solar, conhecer o mercado, calculando a margem, retorno de investimento, conhecer os financiamentos e saber dicas de vendas para se tornar um integrador de energia solar competitivo e ganhar dinheiro. Energia Solar fotovoltaica é a energia do futuro e sem dúvida, uma profissão que irá se propagar por muitos anos ainda. Entre em contato com a gente!