Energia Solar

China desenvolve painéis solares que funcionam até mesmo na chuva

Cientistas de duas universidades chinesas desenvolveram painéis solares capazes de gerar energia em todo tipo de situação, como dias de baixa insolação, chuvas, nevoeiro e até mesmo durante a noite, a informação foi divulgada no jornal chinês Diário do Povo.

A grande novidade dos painéis, é que eles contém um material novo chamado de LPP (sigla em inglês para “fósforo de grande persistência”), que tem a capacidade de armazenar energia durante o dia para ser utilizada durante a noite.

Leia também:  Novo tipo de painel giratório é capaz de gerar 20x mais energia solar

O professor Tang Qunwei, da Universidade Oceânica da China, um dos responsáveis pelo projeto concedeu uma entrevista ao jornal Diário do Povo e de acordo com ele “O objetivo [do projeto] é elevar a eficiência da conversão da luz direta até que volte a ter mais, gerando energia suficiente em condições de pouca luminosidade tais como chuva, nevoeiro, bruma ou durante a noite”.

Segundo a imprensa oficial chinesa esta inovação poderá representar uma “revolução fotovoltaica”. Este avanço foi publicado em revistas científicas dos Estados Unidos e da Europa, destacando a queda de custos que a energia solar poderia ter com a utilização deste tipo de painel.

Boa parte da energia utilizada na China é gerada a partir de combustíveis fósseis (carvão e petróleo), mas ao mesmo tempo é o país com mais painéis solares instalados e tem a capacidade de produzir mais de 77 gigawats, índice que triplicará nos próximos anos. Em janeiro deste ano, a China já anunciou que irá investir US$ 361 bilhões em energias renováveis até 2020.