Rodovias que geram energia solarRodovias que geram energia solar
Energia Solar

BNDES aprova o primeiro financiamento para geração de energia solar

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de R$529.039 milhões para um projeto de geração de energia solar. Este investimento será utilizado para a implantação do Complexo Solar Pirapora, em Minas Gerais.

O empreendimento contará com cinco usinas fotovoltaicas (Pirapora V, VI, VII, IX e X) e potência instalada total de 150 Megawatts (MW) e potência fotovoltaica instalada de 191 Megawatts picos (MWp). O projeto irá gerar energia para 189.842 residências e as construções das instalações irá gerar 1381 empregos diretos e indiretos.

A construção da usina de energia solar será em uma  área plana de 400 hectares próxima ao Rio São Francisco, as obras começaram em outubro de 2016 e as usinas têm previsão de entrada de operação comercial em agosto de 2017.

Curso de Energia Solar: Fale com a LGL SOLAR

A energia do Complexo Solar de Pirapora foi comercializada no Ambiente de Contratação Regulado (ACR) durante o 7° Leilão para Contratação de Energia de Reserva realizado em 28 de agosto de 2015.

Os Contratos de Energia de Reserva (CERs) celebrados com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) têm vigência de 20 anos, a partir de 1º de agosto de 2017, data prevista de entrada em operação comercial.

Minas Gerais, que já é o estado com maior geração de energia solar de acordo com o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), continua ampliando o uso deste tipo de energia, o Complexo Solar Pirapora é uma prova disso.